quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alma de Brasileiro

Por que NÃO IMPORTA...
Se é branco, amarelo, vermelho ou negro. Se é rico, pobre, analfabeto ou gênio. Se é feio, na moda, maltrapilho ou belíssimo. Se tem carro ou vai de ônibus. Se trabalha ou é desempregado. Se é patrão ou empregado. Se é hetero, homo, bi ou trans. Se é rockeiro, pagodeiro, funkeiro ou emo. Se é do partido conservador ou é dos democrata; direita ou esquerda. Se a bolsa de valores caiu ou está em alta. Se Osama morreu mesmo ou se esconde ali atrás. Aliás... Quem???

O único e fatídico motivo que faz todos os brasileiros esquecerem de seus problemas, suas diferenças, seus defeitos, suas preocupações, seus casos e acasos finalmente aconteceu. O Brasil é um só. Como sempre... Como nunca.

Todas as vozes chegam a se calar para ouvir o som que fará todos cantarem em uníssono o que em nenhuma outra situação acontecerá com tanto sentimento de amor à pátria, harmonia e fraternidade: a introdução do hino nacional.
Como diria o poeta em sua extasiante e imperfeita Perfeição "A lágrima é verdadeira" e tenho certeza que Joaquim Osório e Francisco Manuel nunca imaginariam que sua composição iria fazer tanto sucesso em uma situação tão incomum.

O 7 de Setembro não é nada comparado à Seleção Brasileira de Futebol entrando em campo.
Parece errado... Mas o que dizer? Ela é o nosso exército na maior das guerras, nossos jesuítas na maior das missões, nossos bandeirantes na maior das explorações.

Colocamos tanto sentimento, fé e expectativa nela que não nos contentamos com segundos lugares.
Temos que ser 1° lugar para amenizar a vergonha por nossa política corrupta; temos que ser 1° lugar para nos anestesiar da violência que nos sufoca; temos que ser 1° lugar pela educação e saúde defasadas, miséria e desemprego assustadores; temos que ser 1° lugar, antes de mais nada, para esquecermos de nossas dores.

Sempre temos o brio de dizer, mas quando estamos em plena Copa do Mundo dá gosto de encher o peito e com os olhos marejados de orgulho, cantar: "Êêêêu Sou BrasileiroooO com muito orgulhoooO com muito AmoooOr"!


Rumo ao Hexa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário