domingo, 8 de março de 2015

Missiva 2015 - Feliz seu dia, mulheres!


O limite do homem é a vontade da mulher!

Vivendo eu aprendi. Por mais machista e patriarcal que à sociedade seja, ela nada seria sem a mulher. E nada seria mesmo! Nem existiria. Mas, não quero entrar nessa discussão. Meu objetivo hoje é outro. A última menção que fiz às Mulheres foi em 2012 e acharia pertinente, muito pertinente utilizá-la agora. E até a usaria neste exato momento... Então, parei hoje pra me deixar impressionar novamente. E, lembrando de algo que percebi há uns anos, transcrevo da alma uma singela homenagem.





O limite do homem é a vontade da Mulher

Sabe qual a primeira palavra que você provavelmente aprendeu a falar? Não? Isso mesmo... Um “não”.

Aquilo que sua mãe viveu te falando antes mesmo de você pensar em caminhar. Enquanto o som que reproduzias era apenas um balbuciar.

É o limiar. Para alguns uma fronteira a vencer, para outros um temor que se deve evitar.
Fulanos fogem como o diabo da cruz, sicranos ignoram e atropelam crentes que a qualquer uma seduz (mas no fundo, tem medo da negativa ser verdadeira).

Ah, mas no final é o mesmo tom... O limite de quem segue ou quem fica vem das mensagens que a mulher replica.

Seja mãe, tia, avó, prima, irmã, amiga, namorada, esposa... Chefe ou subalterna... Confidente ou desconhecida. A condição do mundo deve passar pela sua permissão. É o limite de todo homem (ser humano).

É onde a mão que afaga os cabelos e desnuda o pescoço. Ou o cruzar de braços na frente dos seios. Pode ser o revirar dos olhos. Os dedos deitados sobre a face (enquanto um deles é levemente pressionado entre os dentes). O olhar perdido ou mesmo o compenetrado. Um beijo negado na ultima fração de segundos e um permitido sem entrega verdadeira (mesmo que por mais de minutos). O abraço feliz na sua cintura. O beijo infantilizado na sua bochecha. É uma mentirinha pra não magoar ou a verdade para libertar... As indiretas e as diretas. Ou vice-versa... Ou versa-vice.

E se para quebrar o “não” houver uma condição... Um limite foi estabelecido ou não? Olhando por este ponto... De quem seria o poder de decisão? 

E pensando bem... E se Maria houvesse dito “não”? Perguntar se aceita também é pedir permissão.

O dia hoje existe como símbolo. Mas de verdade? Mulheres foram martirizadas para que o mundo pudesse entender o óbvio: sem as mulheres a humanidade não pode (literalmente) sobreviver.


Parabéns mulheres pelo seu dia. 
E obrigado por me tornarem homem 365 dias por ano.

6 comentários:

  1. Obrigada, Jefferson!
    Adorei a homenagem e, principalmente, as questões visuais e subscritas que a compõe.
    :*

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, obrigada pela homenagem às mulheres. Parabéns pelo texto e pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o texto e obrigada pela homenagem. Torço para que muitos tenham acesso ao que foi escrito. Parabéns!! Bj

    ResponderExcluir