segunda-feira, 16 de março de 2015

Vinte e Poucos Anos (XLII) - "Ê, Garotinho Sem Graça, Esse Tal de J..."

InCOVENIENTE...

- "Pra quê fazer isso?"
O pai do nosso bom Chico Buarque de Holanda (aquele que antes do Google era carinhosamente chamado de “o pai dos burros”), o Aurélio, me trouxe uma porção de significados novos a esse adjetivo/substantivo.

Se me conhece pessoalmente já me ouviu dizer isso aí sobre mim mesmo! Às vezes não acredito nas coisas que falo ou faço e como quase tudo que foge ao comum traz questões e reações inesperadas, vocês podem imaginar as situações no mínimo inusitadas que eu devo colecionar. No geral as pessoas próximas riem, porque... Bem, não sei. [rs]

Ser curioso e impulsivo (meio impetuoso) traz situações que avançam a linha da conveniência. Conveniência... Essa palavra me fez pensar em “Loja de Conveniência” e mais um “por quê?” surgiu.

Aí, uma frase que eu já ouvi muito em circunstâncias de stress “... Muito conveniente você falar/fazer isso...” me veio também à mente. Conveniência me traz então um sentimento de cabimento, decência, ordem e conformidade... “Gente comportada age assim” – e sinto que faz referência à moral. 
Mas, em contrapartida me fala de que algo é oportuno dependendo do momento (e vamo combinar que agir com oportunismo em muitas ocasiões não é legal).

Se ser conveniente pode ser considerado como “fazer aquilo que as pessoas esperam que você faça naquela situação”... Ser inconveniente é o inverso, não? Aí eu penso... É de todo o mal? Afinal de contas, a vida dá mais chances para viver a quem se arrisca. Ou não é?

Uma boa mania que temos de taxar uma palavra com o seu pior significado é um costume não muito legal. Se encontramos “discriminação” em um texto (qualquer que seja) até voltamos pra ler a palavra novamente (como se disséssemos: “Ué! Como assim discriminação?”) até entendermos que discriminar também tem sentido de “diferenciar”, “distinguir”... Perdemos um bom tempo. 

Enfim, voltando:
Ao pensar em alguém inconveniente já no automático as pessoas pensam numa pessoa “pentelha”, mal-educada, que faz vergonha, grosseira... Porque acredito que inverso daquela frase que vem é “fazer aquilo que as pessoas esperam que você não faça naquela situação”. Não que eu nunca seja pentelho ou mal-educado... Ou que nunca tenha feito algum amigo meu passar alguma saia justa... Afinal “quem nunca?”, né? [rsrs] 

Mas... Ser inconveniente pode ser não estar preso a todas as convenções, pode ser “fazer aquilo que as pessoas não esperam que você faça naquela situação”. Ser inconveniente... Ou cara-de-pau (apesar de muitas vezes ainda ser um cara tímido) me permite conversar e conhecer pessoas novas sempre que possível. Tenho a chance de ir a lugares incríveis e ter experiências únicas. “O Sr se importaria em me conceder uma entrevista?” e um médico conceituadíssimo do A.C Camargo te dizer em pleno almoço: "Senta aí! Vamos conversar." Quantas oportunidades na vida nós perdemos simplesmente por obedecer à uma conveniência boba? "Ah... Não vamos incomodar!"

Lógico que, há inconvenientes e inconvenientes! [rs] "Quem nunca?"

Eu sei que sou o maior cometedor (Isso existe? [rs]) de gafes que eu conheço. Já falei verdades inoportunas (várias vezes), já invadi espaço (é... sou expansivo vez em sempre quando)! Mas, caramba... Quantas vezes você vai ter a oportunidade (conveniência) batendo à sua porta?

Tenho e posso sim ser o um a mais! O mundo tá cheio de gente querendo ser só mais um!
Tenho e posso nadar contra o fluxo! 
Tenho e posso cruzar mais de 2000 quilômetros e viver!
Tenho e posso ir na sala do chefe e perguntar "podemos tomar um café qualquer hora dessas?". 
Tenho e posso criar as oportunidades inexistentes por conta de uma conveniência e afinal de contas... Contemporâneos de Kant já provaram que Máxima Moral não é referência pra diretriz de comportamento porque até ela pode estar equivocada.
Tenho e posso ser o cara que aparece na hora do almoço (motivo: certeza que estará em casa) sem ligar ou avisar por Whatsapp/Facebook/Sms porque gosto de ser humano vez em quando (a surpresa da chegada é impagável).

Falando em Whatsapp... Tenho e posso, sim!, ser o cara que prefere fazer ligações telefônicas do que passar o dia inteiro olhando pra baixo, digitando.

Do mesmo modo eu tenho, posso e muitas vezes vou preferir o diálogo pessoalmente em detrimento dessa pseudo vida social das redes. Então, posso também deixar pra responder suas mensagens (a não ser que sejam urgentes) depois. 
Uma curiosidade: sabe o que é engraçado? Quando duas pessoas conversam, digo pessoalmente, se alguém chega e fala atravessadamente e se mete na conversa é considerada mal-educada e grosseira... Inconveniente. Mas se o celular tocar, vibrar, apitar, assobiar (assoviar, sei lá!) as pessoas param completamente o que fazem para dar atenção! Vai entender... [rsrs]
Tenho e posso dizer sim ao pedaço de paçoca que você me oferece... Mesmo que tenhas feito por educação. Afinal, adoro paçoca.
Tenho e posso, sim!, ser o cara que responde "não gosto de gema mole por isso não comi!" ou quando me pergunta se eu não gostei e ainda enfatiza: "pode ser sincero!"

Tenho e posso sim que ser o cara que discute por algo que nem entendi bem e depois morro de rir de mim mesmo (pensando o quanto idiota eu fui). E putz... Tem graça, sim.
Tenho e posso sim que ser o cara que vai falar no bus "ow... quando sua mae for idosa quero ver gostar de ver um moleque fingindo dormir pra não sair do lugar reservado a ela".

Tenho e posso ser único. 
Tenho e posso que ser eu mesmo. 

Tenho porque é uma condição que me permito ter. 
Posso porque sou capaz de conseguir. Independendo de certas convenções. 
Porque quebrar algumas regrinhas tolas só causam leve desconforto. 
Mas viver fazendo o que todo mundo quer que você faça sem fazer nada, nadinha!, por você... É uma tortura agonizante.

Então, me desculpa aí (ou não)... Mas, na moral? Prefiro o prefixo "in" na frente do "conveniente" do que o tempo inteiro na frente do "feliz".

Parcimônia, bom senso e decência... Sei. Bem... Algumas coisas
sem moderação não seriam as mesmas se fossem "convenientes"




Nenhum comentário:

Postar um comentário