sexta-feira, 15 de maio de 2015

Vinte e Poucos Anos (XLVIII) - ;D

Mais HUMOR...

... POR Favor!


Bom velhinho: Ariano é Herói pra quem quer enfrentar a vida com humor!

Estudando, dei de cara com o Ariano Suassuna. Ô véinho que ensina tanto sobre a vida, sobre filosofia e sobre como não se levar tão a sério (o que eu considero o princípio da sabedoria [rs]). Muitos tiveram o privilégio de vê-lo de perto (já fui em palestra dele – inclusive), mas poucos puderam abraçá-lo (“aula-bate-papo” de poucos minutos em 2011, no teatro de Santa Isabel, Recife – PE, após uma apresentação do Auto da Compadecida) e dar as devidas saudações rubro-negras (Cazá, Cazá, Cazá!!!).

A última vez que o vi falando foi num programa de TV (TV Senado), numa palestra incrível sobre a Filosofia da Arte, na metade do ano passado (2014), onde ele aborda o Cômico como parte da Estética e fala sobre o Belo e vários outros conceitos filosóficos.
O Incrível? Além dele ser uma figuraça e aplicar conceitos filosóficos complexos no cotidiano duma maneira que faz você pensar “nossa, cara!, que fodástico! Tão simples!”! Então.... Desconstruir o conceito de perfeição falando que o cômico, o risível, o feio TAMBÉM é belo – sem precisar ser perfeito.


Bom humor! É isso! Cabrinha superbem-humorado! Amante do nosso povo ele sempre elogiava a nossa capacidade em rir de tudo e até de si mesmo.

Todas as vezes que uso expressões em inglês eu lembro dele. Concordo que nosso idioma é muito bonito, sonoro e musical. E de lembrar que se ele nascesse na Alemanha não iria querer aprender o idioma porque a era “língua feia da peste!” me faz rir sozinho. Aliás, quando se refere ao inglês como língua que nos confunde reforça: “copo tem cara de copo” (...) ”em inglês copo é glass e vidro também é glass” (...) “temos duas palavras para definir ambas as coisas e eles só tem uma! Isto aqui é um glass de glass!”. Rir é pouco! Me acabo de rir!

Ele cita alguns filósofos e concordo com ele...

Acredito que encontrar motivos para se divertir (sem escarnecer e maltratar o outro é lógico – e que seja sempre justo, afinal piada é piada.) é completamente saudável. Rir-se é necessário, até. Não se levar tão a sério e, principalmente, não levar a vida (essa danada!) a sério também.

"O cômico é uma desarmonia de pequenas proporções e sem consequências dolorosas." (Aristóteles)

Super de acordo em permitir-se a liberdade de ser alegre, mesmo que a situação provavelmente não comporte alegria. Suprimir o riso tem a ver com poder tirânico

"Não existe tirania que resista a gargalhadas que lhe deem três voltas em torno." (Molière)

"... Por isso que os tiranos temem os autores cômicos", relata o criador de um dos personagens mais engraçados que eu já tive o prazer de imaginar (Xicó, é claro! Não conhece? Vai assistir/ler o Auto da Compadecida).

Não somos robôs!” vivo repetindo. Não posso comparar pessoas com coisas porque não rola meeeesmo (e não falo “mêishmo” ¬¬)! E como isso é tema pra outra publicação, dêxa quéto e vamo voltar ao foco! 
Não somos robôs! Mas é tão engraçado quando certos exageros se sobrepõem ao que esperamos das ações das pessoas... Um tique nervoso, uma expressão peculiar, a queda (cara, como cair dá vontade de rir – sem arrancar nenhum pedaço ou ninguém morrer, é claro –. Lembro de umas fenomenais que sofri e presenciei!).

"O cômico é a superposição do mecânico ao vivo." (Henri Bergson)

Falar em comportamento aquém do aguardado... E surpreender a todos com uma atitude totalmente contrária ao socialmente correto? Ver alguém com uma cueca por cima da calça no meio do metrô de Sampa seria no mínimo inusitado: e o inusitado nos faz rir.

Correr quando ninguém acharia certo correr, pular quando todos achariam correto ficar quieto, sorrir sozinho(a) (de uma memória ou ao ouvir algo engraçado na Rádio, sei lá!) quando a maioria acha uma vergonha você parecer meio doido(a) por fazer aquilo. E errem! Pelo amor de Deus, se permitam errar! Errar é bom e não levar o erro tããão a sério é melhor! É só uma oportunidade de crescer e rir, porque não?

Cara... Mais humor, por favor!

A energia constante e predominante é sempre contagiante.” (Eu... Que bosta me citar [hahaha])

Publiquei isso em 2009 num site de Pensamentos e acho engraçado ler algumas coisas que pensava da vida naquela época e o que vejo hoje. Mas ainda concordo com essa citação.


Sabe? Eu tenho certeza que a vida vai trazer muito mais amor, quando você aprender a rir na cara dela. ;)

P.S: Só para cargo de conhecimento (caso você não saiba)... Esse carinha ai, o Ariano Suassuna... Faleceu ano passado (2014) aos 87 anos. Já deixou saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário