sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vinte e Poucos Anos (XXIII)


Outcomer – Intruder: “INTRUSO”...


(...) Alguém sabe o significado dessa palavra? A língua inglesa tem umas regras legais pra algumas palavras... Ou seja, “out” significa fora e “comer” é aquele (a) que vem.
Aquele que vem de fora. Estrangeiro. Intruso.


Há uma palavra específica pra esse último termo e ela é Intruder. Mas, ela tem uns sinônimos que não se encaixam à impressão que nos últimos tempos venho percebendo. Quis tanto convencer-me desse exagero que é a nossa mania de piorar tudo que sentimos. Fazemos a barganha ao contrário com o pessimismo. Extrapolamos muito a expectativa pelo pior das coisas para que quando vier algo bom a gente se sinta presenteado pelo destino ou algo assim. Quando a coisa ruim acontece dizemos o velho “eu sabia!”.
Queria estar exagerando o pessimismo... Mas não estou. Sou otimista por natureza. Tento ao máximo que posso, enfrentar os pensamentos negativistas... Sempre fui assim... E foi assim que percebi que sou um alienígena quase sempre.
Quem se descobre original tende a ser um ser à parte por toda a vida – ou porquanto não procura misturar-se. Mas misturar-se pra se encaixar num grupo... Num rótulo.
Quando é difícil definir um rótulo pra alguém e de repente essa pessoa conquista vários é porque ela é muito incomum.
É bom. É ruim.
Quase dicotomicamente (olha ele falando difícil denovo! =^^=)... Quase, porque as duas coisas podem andar juntas. E não é como “Paz” e “Guerra” que não podem dividir o mesmo espaço, mas chega a ser parecido com um acesso bipolar.
Intruso é uma palavra forte. Eu sei. Mas nada definiria melhor a situação em que de repente uma pessoa totalmente estranha está entrelaçado na vida de outra, conhecendo os defeitos, gostos, fraquezas, qualidades, características, entrando nos sonhos, dividindo tristezas, provocando alegrias, arrancando sorrisos...Sem pedir permissão. Envolvendo-se como se fizesse parte a vida inteira... E, quando se dá por si, a pessoa o reconhece como o cara estranho. Como um sentimento bom indecifrável, “porque tão perto?”. Um  alienígena... Sim! Aliás, o significado dessa palavra é exatamente “aquele que vem de fora”.

Aos poucos os muros vão se levantando, as portas se entrefechando, os olhos a observar pela frestas... O medo começa a declarar-se assessor de imprensa daquele a quem o Intruso se fez invasor...
Tão dedicado, tão pleno, tão presente, tão tolerante, tão diferente que se tornou inumano... Não acreditariam em anjos sem asas as gerações dos Sãos Tomés.
E mesmo que confiassem... É o calor humano que esperam.
Como se a ausência dos defeitos afastasse a todos...

Mas eles estão lá – os benditos defeitos! Ladrando como cães. Todos eles... Uivando como lobos famintos. Mas não alto o suficiente para serem percebidos, considerados e respeitados.
A porta fecha. Os muros levantam.
Há fendas, reentrâncias, rachaduras... Meu Ar sempre pode entrar, meu Fogo sempre pode acalentar...
Mas prefiro que a porta seja aberta por livre arbítrio... Aprendi que obrigações sempre são mal produzidas e odeio forçar entradas. É péssimo ser “convidado” a sair dessa forma. Quero merecer a permanência...
But I’m an outcomer, an alien, an outsider, an intruder...
(...)


But I’m a creep...
I’m weirdo... (...)

She running ou again...
She running out...







Um comentário:

  1. "Quero merecer a permanência..."
    É como aquilo que sempre escutamos quando infancia e quanto crescemos aprendemos que funcionava ao contrario e não percebemos. Fomos Iludidos!
    A conquista se da pelo esforço e pelo que se procura fazer para ter, dificil ter algo sem ao menos favorecer que aconteça.
    E que você seja convidado a dizer Hello!
    A hug!

    ResponderExcluir