sábado, 26 de março de 2011

Confessions III

Filosofia E ÉTICA...




Conforme bem aprendido ontem: 


A Ética Deontológica, definida por um tal de Imannuel Kant, é quando o valor de uma ação não depende exclusivamente das conseqüências da própria ação ou da regra com a qual se conforma.





Esse cara fala sobre uma tal de razão por cima de inclinações instintivas. Escreveu livros revolucionários na área do estudo sobre moral e desenvolvimento da ética.


Ontem tivemos aula sobre o Kantismo.
E pratiquei o inverso do lado bom que a aula passava. =^^=




Cara...




Kant prega essa onda de paz, amor entre todos (na verdade era algo muito mais embasado, fundamentado e racional... Eu que não tou afim de escrever. ;] )... Dever acima de vontades singulares.


Mas preciso confessar:


Voltei pra casa de ônibus...
Cansado pacas, cheguei até a dormir no 1° ônibus.
Ele aportou no terminal integrado... O trocador teve que me acordar! [rs]




Desci e olhei a fila que levava até o 2º ônibus que iria me levar para casa... Imensa!!


Fui ao WC masculino aliviar o desconforto na minha bexiga devido a um latão de cerveja tomado antes.


E quando voltei... Pensei: Kant que se F#$@!


Existe um ponto estratégico que permite que oportunistas subam antes de todos da fila - na hora que ele pára a uns 50 metros para desembarcar.


Dando vazão a minha "inclinação natural"... Ou seja "vontade egoísta" eu fui na vibe e entrei... Fui sentadinho na cadeira com uma bela janelinha aberta... E ainda cochilei antes de chegar em casa.


Me senti mal por um tempo... Afinal, cometi uma heresia contra o que acredito ser o salvamento da pátria - o combate contra a pequena corrupção.


"Ah, como sou hipócrita!", pensei. Mas esses devaneios duraram até o sono me marretar e só me acordar a menos de 5 minutos de casa.


Mas, ainda assim... O desgraçado do Imannuel Kant me veio a mente quando despertei com sua Máxima Moral:


"Age de tal forma que quando aparece a oportunidade de se aproveitar da situação o faz, fica rindo sozinho, depois tem uma crise de arrependimento de 5 segundos, cai no sono e desce no ponto com a maior cara de pau".


Definido como totalmente derivado de uma inclinação semvergonha.
Com certeza é um imperativo oportunista hipotético.
Que não possui critério nenhum de universalidade.


Ah, triste!!! Não esqueço esse tal de Kant 
nem tão cedo!!!


^^'





2 comentários:

  1. To estudando esse "tal" de Kant, e suas teorias filosofias sobre moral, e valor ético.
    Um saco necessário :p

    Pregar sobre bons costumes é fácil, difícil é educar esse povo que faz parte da Lei do Gérson.

    "Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também" - Gérson, em um comercial de cigarros.... (importante jogador de futebol de 76)

    ResponderExcluir