sábado, 10 de julho de 2010

Copa do Mundo 2010 [African Cup]

O sentido DA DECEPÇÃO...
O que é uma derrota na vida de uma brasileiro?

Um fora daquela menina por quem está apaixonado? Estar desempregado ou perder o emprego? Perder a casa, carro, cônjuge, filhos? Ser assaltado? Ser enganado? Ser vítima da corrupção na política? Ver que suas escolhas são erradas? Todas elas juntas??? 

É verdade... Mas, quem se importa com essa problemática quando um símbolo que une a nação faz se presente? Um símbolo é o único meio de fazer uma nação esquecer suas dores... E falem o que quiserem, brasileiro que é brasileiro sente o coração bater mais forte quando a Seleção Brasileira entra em campo.
Que seja como na Roma Antiga... Não é pelo fato de ser "apenas uma partida de futebol". Poderia ser uma missa em outras terras, mas aqui é isso que emociona 90% da população.


Já disse antes que depositamos nossas expectativas em pseudoheróis na esperança de que anestesiem nossos problemas com um banho de euforia e felicidade. Gritar para o mundo: "Vejam! Nos somos os melhores!!! Não somos só bunda, corrupção e samba!!!" é algo que massageia nosso ego... Até quem não entende nada de futebol vira torcedor inveterado.

Entretanto, se imaginarmos que esse símbolo é a anestesia para a agonia do dia a dia... O que acontece se ela for cortada na metade de uma grande pancada?

Ouço de todos os lado: "É apenas um jogo... É apenas um jogo". 
É. Apenas. Um jogo. 

Mas como crianças desamparadas pelo sonho não realizado... Choramos de tristeza e frustração. É como se o país todo tivesse sido massacrado. É como se a seleção que entra em campo tivesse o poder de com suas vitórias acariciar a nossa tão sofrida pátria.
A barragem se rompe. Uma torrente cai sobre nossas cabeças... "Será que não nos dá nenhuma alegria, esse Brasil? Não cansa de nos ver sofrer?"...

É só um jogo.

Não vivemos em um jogo... Nem vivemos o jogo.
Podemos participar dele, no entanto nunca o seremos.
Sei que temos que entender que as derrotas vêm pra nos ensinar como lidar com elas e que nem tudo foi feito pra ser vencido. Um símbolo derrotado não é um símbolo destruído.
O que o mantém vivo é o coração de um povo batendo em uníssono.
Então... Fazendo eco ao que me disseram dia 02/07/2010: "É SÓ UM JOGO!".
E Como diria o poeta "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima."

Bola pra frente! Porque brasileiro... 
Brasileiro não desiste, nunca!

Um comentário:

  1. Escreve bem demais!
    E é assim que começamos muitas das coisas da nossa vida: "é só um jogo", "é só um encontro", "é só, é só.." Mas quando as emoções entram em cena, quando não estamos só de corpo, mas também de alma, nada é tão "só".. Nos tornamos o jogo, o relacionamento.. e aí que mora o perigo, pois confudidos com o objeto que nos envolve, um pedaço de nós vai, quando ele morre! A isto chamamos de decepção, e como dói! Dói mais ainda quando temos essa consciência de que não é o outro que virou as costas, não é o jogo não vencido, que nos desmorona internamente, mas o quanto nos colocamos ali, tão inteiramente..
    Bem, vai doer sempre, pq sempre sou emoção e alma, mas que seja intenso enquanto dure.. que eu me empolgue com as vitórias e me "desguele" nas derrotas, mas parece que a vida só tem graça assim :P
    Chorei quando a seleção se fez perder para a holanda, descontrolou-se.. eu estava ali!
    Beijos, Jeff!

    ResponderExcluir