segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vinte e Poucos Anos (VIII)

Amigos IMAGINÁRIOS...


Detesto assumir acessos de esquizofrenia...
Mas eu falo com amigos imaginários.


Pra ser bem sincero eu não bem "falo"; me comunico com eles.


Sabe o que é mais impressionante em fazermos amigos à distancia?
É a incapacidade de realmente tê-los como tal no âmbito do "pessoalmente".


Sabe o que é mais extraordinário pra mim?
É trocar a deficiência que isso, por ventura traz, por uma qualidade exclusivamente humana: a imaginação.

Se você conversa com alguém por programas de mensagem instantânea (tal qual o messenger), chats ou sites de relacionamento deve fazer idéia do que estou falando.
Principalmente se nunca viu essa pessoa antes/ouviu sua voz.
E se os únicos vislumbres que tens é com fotografias e/ou pequenas gravações.


Afinal... Quando você conhece alguém pessoalmente e fala/tecla com tal pessoa por telefone/internet, você não apenas ouve a voz dela/lê o que escreve.


Idealizamos como o outro está se comportando... Gestos, trejeitos, maneiras... Visualizamos seu sorriso, os detalhes de suas feições... 


Mas e quando não conhecemos com quem nos relacionamos?
Quando apenas vemos uma imagem estática ou um vídeo como espectadores?


Nós inventamos! Incrível! Inventamos modo de falar e até comportamento.


Tirando por mim - que tenho vários amigos imaginários.
No MSN eu não apenas leio o que a pessoa escreve; eu ouço a voz da pessoa nas palavras... Mentalizo as gesticulações e expressões.


E quando não tenho esse detalhe crucial do relacionamento entre pessoas, ou seja, conhecer tais maneirismos.


Eu os projeto!


E quando essas projeções atingem a perfeição você cria um ser. E o pior de tudo... Você sempre se apaixona pelo que cria, por que as paixões são nada mais nada menos do que Projeções do seu Eu perfeito na pessoa "amada".


No final de tudo os Amigos Imaginários que criamos podem ser apenas provas cabais de nossa carência extrema... 
Mas não poderiam ser nossa incrível sensibilidade em perceber as características de outrem apenas pelo que escrevem?


Eu não estenderia minha capacidade a tanto...


Mas sei que enxergo muita fantasia/mentira na vida do José que vejo todos os dias...
E que vejo muita verdade nas aspirações/inspirações que desenvolvo na/da Marymoon que crio todas as noites.

2 comentários:

  1. Tornamo-nos tão íntimos de alguém que tem mais de nós do que de si mesmo.. Uma frase escrita do "outro lado", múltipla em significados e um dele cabe a nós..
    Eu tenho horário marcado com meus amigos imaginários, virtualizados..
    E como pode um abraço ser tão real?? Sempre achei q a escrita me revelava mais do que qlq palavra falada, pois, então, não é à toa que os abraços e inspirações são tão reveladores..
    Talvez saibas mais de mim do que eu mesma.
    Ass.: Marymoon.

    ResponderExcluir
  2. Wilsonnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir